Menu Content/Inhalt


Admissão de estudantes

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira recebe novos estudantes anualmente para as turmas do 1o ano do ensino fundamental e para as do 6o ano do ensino fundamental, através de processo seletivo público, regido por editais específicos, publicados no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Os estudantes candidatos ao 1o ano do ensino fundamental são admitidos por sorteio. Os estudantes sorteados e matriculados no 1o ano do ensino fundamental iniciam sua escolarização por um ciclo de dois anos letivos tendo por objetivo fundamental a alfabetização.

Os candidatos ao 6o ano do ensino fundamental passam por processo seletivo constituído por prova com conteúdos de matemática e língua portuguesa, além de redação. Os candidatos aprovados e classificados para o 6o ano do ensino fundamental serão inseridos em turmas com os estudantes que cursaram o primeiro segmento no CAp-Uerj. O princípio adotado é o de integração.

Os estudantes selecionados (sorteados ou aprovados e classificados) e seus responsáveis serão incorporados a uma dinâmica institucional e educativa diferenciada considerando que o CAp-Uerj, como espaço de formação docente, de pesquisa e de extensão, proporcionará vivências e desafios aos alunos da educação básica, que demandarão destes, comprometimento e participação.

O Processo seletivo dispõe de sítio próprio na internet, devendo ser acessado para todas as informações e orientações necessárias.

O processo seletivo público, conforme as normas dos editais, é a única forma de acesso ao CAp-Uerj.