Conheça mais sobre o CAp-UERJ

O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, mais conhecido como CAp-UERJ, é uma escola pública de educação básica vinculada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fundado em 1957, o CAp-UERJ é uma das instituições mais conceituadas no estado do Rio de Janeiro, reconhecida pela sua excelência acadêmica e pela tradição democrática.
Com uma equipe docente altamente qualificada e uma infraestrutura moderna e bem equipada, o Instituto oferece ensino fundamental I (1º ao 5º ano), ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio para alunos que buscam uma formação de qualidade. O CAp-UERJ é referência em educação, sendo conhecido por seus projetos pedagógicos inovadores e sua proposta educativa que buscando formar cidadãos críticos, reflexivos e participativos.
Os alunos do CAp-UERJ têm acesso a uma ampla gama de atividades extracurriculares, incluindo projetos de pesquisa, esportes, cultura e música. Além disso, a escola possui uma série de equipamentos e espaços que complementam o aprendizado, como laboratórios de ciências, biblioteca, quadras poliesportivas e teatro.
Para ingressar no CAp-UERJ, é necessário passar por um processo seletivo bastante concorrido, que consiste em provas e sorteios. Sendo uma escola inclusiva, que valoriza a diversidade, promovendo a equidade de gênero, raça e classe social.
Além da excelência acadêmica, o CAp-UERJ é conhecido por sua forte tradição democrática e por seu compromisso com a formação integral dos alunos. A escola tem uma história marcada pela defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão, tendo sido palco de importantes mobilizações estudantis ao longo das décadas. O CAp-UERJ é um exemplo de escola pública de qualidade, que contribui para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
Quais são nossos objetivos
O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ se constitui em Unidade Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre seus objetivos está o desenvolvimento de métodos e estratégias diferenciadas de ensino–aprendizagem e avaliação, a promoção de educação de qualidade para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio (E.F/E.M), bem como a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão por seu corpo docente e técnico-administrativo.
O CAp-UERJ é uma instituição pública que entre seus objetivos persegue os ideais de democracia, cidadania e qualidade. Esses ideais norteiam o trabalho pedagógico com o alunado de Educação Básica, e com os licenciandos, considerando que a origem e função prioritária desta Unidade Acadêmica é a formação de professores. Para tanto, os princípios de tolerância, de diálogo, de definição e respeito a valores éticos, de superação de limitações individuais, coletivas e institucionais são constantemente valorizados em nossa práxis profissional.
Temos fé na realização de uma escola pública de qualidade para todos, respeitando diferenças e agindo como instrumento de integração e progresso social. Todavia, temos a consciência que ideais se consubstanciam em um processo continuum, ininterrupto, inacabado, sempre em reelaboração, renovação e aperfeiçoamento. Há contradições e desafios, mas enfrentados com a certeza de que dialeticamente é possível sonhar e participar da construção de uma sociedade mais ética, solidária, educada, crítica e atuante.
Legislação do CAp-UERJ
Nosso hino
O Hino do CAp-Uerj é de autoria da Professora Olintina Costa, primeira professora de Música da Instituição. A letra do hino destaca os valores da escola, como a busca pelo conhecimento, a liberdade de pensamento e a responsabilidade social. O hino é uma parte importante da tradição do CAp-UERJ sendo cantado em eventos escolares e solenidades. Confira a letra completa do hino do CAp-UERJ:
HINO DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA
Lá, lá, lá, …
Avante, mocidade a sorrir
Onde esplende fulgurante a instrução
Avante, olhos fitos no porvir
Em busca do saber com devoção
Refrão (2x):
Erguei para o ideal
Os corações em flor
À Pátria consagrai
O vosso eterno amor
Neste canto de glória rendemos
Homenagem à brilhante cultura
Aos valores reais com bravura
Reverentes a fronte curvemos
Companheiros, volvei sem demora
Ao estudo que a mente vigora
Bradando com admiração e exaltação;
Salve o Colégio de Aplicação!
Honrando a cultura brasileira
Real, verdadeira
Salve o Patrono
Fernando Rodrigues da Silveira!
Lá, lá, lá, …